Eu sou mais bolos! Bolo de Morango e buttermilk.

 Eu gosto de bolos. Aliás, eu gosto de sobremesas. Ou melhor.... Eu gosto de coisas doces!

Aqui há uns tempos andei à procura de um bolo de mirtilos, queria um bolo fofo em que se visse as bolinhas azuis no seu interior. um bolo simples, sem coberturas ou recheios, mas que fosse delicioso.
E encontrei, encontrei no blog da Pam*B. E desde que fiz essa descoberta já fiz este bolo diversas vezes, seja com mirtilos, framboesas, morangos, e fica sempre delicioso.

Não é um bolo muito grande, tanto que dobro sempre a receita, é o bolo ideal para um lanche tardio num fim-de-semana de primavera.



Bolo de Morango e Buttermilk




Ingredientes:
- 260 gr, de farinha de trigo
- 1 colher de chá de fermento em pó
- 1 colher de chá de bicarbonato de sódio
- 1/2 colher de chá de sal
- 110 gr. de manteiga sem sal amolecida (eu uso manteiga milhafre e depois corto no sal)
- 290 gr de açúcar amarelo + 1 colher de sopa
- 1 colher de sopa de açúcar baunilhado
- 1 colher de chá de rapas de limão
- 2 ovos
- 236 ml. de buttermilk*
- 2 chávenas de morangos (podem ser congelados)

*Buttermilk pode ser comprado já feito ou ser feito em casa.
Encher uma chávena com leite (eu utilizo leite de aveia) e adicionar uma colher de sopa de sumo de limão ou vinagre branco. Deixar descansar 10 minutos antes de utilizar.

Preparação:

  1. Pré-aquecer o forno a 180+ e untar uma forma de 23 cm.
  2. Peneirar a farinha, o fermento, o bicarbonato e o sal, reservar.
  3. Bater a manteiga com o açúcar até ficar uma mistura clara e fofa.
  4. Adicionar a baunilha e o limão. Acrescentar o ovo e mexer bem.
  5. Em velocidade baixa misturar alternadamente a farinha e o buttermilk. 
  6. Colocar a massa na forma e espalhar os morangos por cima e por fim salpicar o a colher de sopa de açúcar.
  7. Levar ao forno até estar cozido e o palito sair limpo.
  8. Depois de frio desenformar e polvilhar com açúcar baunilhado em pó.



0 comentários: