Lasanha de lentilhas e cogumelos

Boa tarde, 

Antes demais peço desculpa pela péssima qualidade da fotografia, mas isto de tirar fotos com o telemóvel à noite não dá muito certo.

Para hoje temos lasanha, esta lasanha pode ser utilizada com os legumes que preferirmos, com queijo vegetariano ou manteiga vegetal.
É uma óptima alternativa à típica lasanha vegetariana com courgete e beringela (que pessoalmente não aprecio). Além de colorida é nutritiva e acima de tudo saborosa.

Espero que gostem a sugestão :)





Lasanha de Lentilhas e Cogumelos



Ingredientes:
- 1 cebola média picada
- 1 dente de alho picado
- 1 cenoura grande aos cubos
- 500 gr de lentilhas verdes demolhadas
- 250 gr de cogumelos
- 2 colheres de sopa de polpa de tomate
- 1 cálice de vinho branco
- Placas de lasanha prontas a usar
- 1,5 - 2 L de caldo de legumes
- oregão secos q.b.
- sal e pimenta q.b.
- 600 ml leite de aveia
- 2 colheres de sopa de farinha
- 1 colher de manteiga
- noz moscada q.b.
- 2 colheres de sopa de azeite
- Queijo parmesão

Preparação:
1. Aquecer o azeite numa frigideira e saltear as cebolas e o alho, até alourar. Juntar a cenoura e os cogumelos e saltear por 5 minutos.

2. Colocar o vinho branco e deixar o álcool evaporar. Adicionar as lentilhas, a polpa de tomate e cobrir com o caldo de legumes e cozinhar em lume médio.

3. Quando as lentilhas estiverem cozidas, temperar com sal e deixar ferver 2 minutos.

4. Entretanto preparar o molho bechamel. Derreter a manteiga, juntar a farinha e mexer. Adicionar o leite aos poucos até ficar da textura desejada. Temperar com sal, pimenta e noz moscada.

5. Montar a lasanha. No fundo de um pirex colocar um pouco do caldo de cozer os legumes e de seguida coloca-se as placas de lasanha e vai-se alternando entre placas e os legumes. Na última camada colocam-se as placas. Cobre-se com o molho bechamel e salpica-se com queijo e oregãos.

0 comentários: