Gelatinas

Mais um aniversário cá em casa, sinónimo de coisinhas doces!

Como é verão, quer-se é coisas fresquinhas, e pessoalmente não gosto de gelatina no seu modo normal, mas gosto do resultado visual que podemos obter com gelatinas, ou não fosse a minha área de formação as artes visuais e os design's. Tudo o que é giro capta a minha atenção.


Então comecei a pensar que queria fazer gelatina às camadas, é giro pá, e dá logo uma alegria a uma mesa, mas desta vez não queria as típicas camadas (uma de gelatina normal, uma de gelatina com leite condensado).

Então ocorreu-me a gelatina com fruta triturada, mas também não era bem isso, o que eu queria mesmo era que se visse a fruta a flutuar nas camadas.

Então decidi que cada camada teria a sua fruta e numa camada superior ia ter então a fruta a flutuar, e para dividir as camadas teria então a típica camada de leite condensado (era mais para os gulosos (eu!!!) do que para dividir...)

Vamos lá então às instruções suuuuuuuuuuuper difíceis :)

Todos os sabores de gelatina que usei, assim como as frutas são à escolha do freguês.

Ah, é preciso ter uma coisa em atenção, aprendi à minha custa!
A gelatina não solidifica com frutas ácidas, tipo kiwi ou ananás. A primeira gelatina que pus a fazer era de ananás com pedaços de abacaxi, esteve um dia para solidificar, até que decidi ir à net pesquisar, e realmente o ananás não permite que a gelatina solidifique, bem como o kiwi.

Para isso acontecer é necessário ferver a fruta com açúcar para retirar o excesso de ácido e permitir a solidificação da gelatina. Como vão poder ver consegui perfeitamente fazer isso com o kiwi.


Ingredientes:
- Gelatina de pêssego
- Gelatina de ananás (acabou por se estragar com a acidez do ananás)
- Gelatina tutti-fruti
- Gelatina de framboesa
- Gelatina de morango
- 4 pacotes de gelatina neutra
- Kiwi às rodelas
- Morangos às fatias
- Cerejas
- Laranja às rodelas
- Lichias
- Framboesas (usei congeladas, deixei descongelar antes de usar)

Preparação:

Em qualquer uma das gelatinas reduzi a quantidade de água para 300 ml (150 ml de água quente e o resto de água bem gelada)

Comecei por fazer a gelatina de tutti-fruti (os dois pacotes) e pu-la no frigorífico um pouco até ficar com uma consistência menos liquida, retirei do frio e coloquei os kiwi. Foi para o frio até solidificar.

De seguida fiz um pacote da gelatina de pêssego com um terço da lata de leite condensado, coloquei por cima da gelatina de tutti-fruti e foi a solidificar.

Próximo passo - fazer os dois pacotes da gelatina de morangos e levar de novo ao frio até ficar menos liquida, retirar, colocar os morangos e levar ao frio até solidificar.

Voltar a repetir o processo da gelatina de pêssego com o leite condensado.

A quinta camada foi com a gelatina de framboesa, fiz como as outras.

Finalmente, fiz a gelatina neutra conforme as instruções e dispus as frutas.

3 comentários:

Susana Antunes disse...

Uma sobremesa... colorida... bonita... e saborosa...
Uma fantástica inspiração...
Gostei...
Obrigado por partilhares...
Beijinhos e bom fim de semana...

Raquel Alabaça disse...

Eu vou levar a receita comigo, mas só a devo fazer num dia de muita coragem, porque tenho sempre azar nestas sobremesas e já nem me atrevo.

La Pequetita disse...

Oiee, boa tarde!!!
Adorei seu blog, o encontrei por acaso, e me tornei sua seguidora.
Adorei a sobremesa, linda colorida e deve ser deliciosa, e refrescante!
Eu moro no país tropical e se encaixa bem.
Visite meu blog, será um prazer
lapequetitadocinhos.blogspot.com.br
Um abraço do Brasil